sexta-feira, 26 de julho de 2013

DICAS DA NUTRI - Socorro! Meu filho(a) não come.


Hoje tem DICAS DA NUTRI!


Nossa personal nutri esteve um tanto sumidjenha, mas já laçamos a danadinha de volta! rs...

A alimentação de bebês e crianças é um tema recorrente em rodas maternas, então, não poderia ser diferente aqui no bloguicho

Confira o que a nossa nutri tem a dizer sobre isso!




Socorro! Meu filho(a) não come.



* por Carolina S. Battilani Nascimento
Nutricionista CRN 8/6536


Além da preocupação em oferecer uma dieta mais saudável para os bebês e crianças, outro aspecto que se evidencia na prática clínica diária, é a preocupação com a quantidade de comida ingerida pela crianças. Muitas mães chegam ao consultório queixando-se que seus filhos não comem quase nada ou mesmo que rejeitam os alimentos ofertados por elas.

O primeiro ponto que devemos considerar é a diferença no comportamento alimentar de cada faixa etária. Em determinados momentos evolutivos temos menores necessidades nutricionais do que em outros, o que refletirá no padrão de ingestão alimentar. 

É muito importante que tenhamos em mente que os bons hábitos alimentares são cultivados na infância, desde o nascimento do bebê. É fundamental que os bebês sejam amamentados no peito exclusivamente até os primeiros 6 meses de vida, e só a partir desse momento a alimentação complementar deve ser introduzida. O leite materno é alimento poderoso, que merece um post exclusivo (em breve).

Quando iniciamos a alimentação complementar, é comum que o bebê rejeite aquilo que lhe é ofertado. Isso não significa que aquele alimento deverá se excluído do cardápio do bebê ou mesmo que ele jamais aceitará comê-lo. Segundo o Ministério da Saúde, um novo alimento para ser aceito por uma criança deve ser oferecido em média de 8 a 10 vezes, até que ela aceite ou não. Assim, vale sempre repetir as tentativas. Incentive o bebê a se alimentar sozinho, a usar o copo e também a colher sozinhos, ou mesmo a comer com as mãos, o que pode ser estimulante e divertido (quem se interessar pode pesquisar por Baby-Led Weaning - BLW). Oportunize o brincar com a comida! Para o bebê é importante sentir a textura dos alimentos. Use as cores dos alimentos a seu favor, elaborando pratos visualmente atrativos. 

Outro aspecto importante é não forçar o bebê ou a criança maior a comer se não for sua vontade. Não torne o momento da alimentação uma sessão de tortura. Algumas mamães sempre acham que o seu filho(a) está comendo pouco e acabam forçando o pequeno a comer mais do que ele precisa ou aguenta. Portanto: respeite a saciedade de seu filho(a)! Isso auxiliará na boa relação com o momento da alimentação. Se não comeu muito em uma refeição na próxima poderá comer melhor.

Se a mamãe perceber que a criança não gosta, de fato, de um determinado alimento (cospe tudo, chora e provoca ânsia de vômito), substitua por outro do mesmo grupo ou mude a forma de preparo. Por exemplo, se a criança não aceita/gosta de feijão, troque pela ervilha, da mesma forma, se não gosta de brócolis, coloque em outras preparações como tortas, sanduíches, ovos mexidos, etc. Ofereça as refeições em porções pequenas e coloridas! As crianças (assim como nós adultos!) também comem com os olhos.


Comer com as mãos é divertido e estimulante.


Para as crianças maiores: Lanchinho corujinha


Porção de melancia no palito


Que lindo!


Picolé de frutas em pedaços! É moldado em forminhas para sorvete. Acrescente água ou suco de frutas às frutas picadinhas e espere endurecer para desenformar.












Barquinho de abobrinha no mar de purê de batatas.



Bananas-pirata, um charme!



Original, mas um tanto peculiar, não?



É muito comum que crianças maiores queiram guloseimas ao invés da comida (especialmente quando a introdução da alimentação complementar na primeira infância não se processou de forma adequada), e por conta disso choram e fazem birra, recusando-se a comer. Resista à tentação de ceder ao apelo da criança e estabeleça limites com carinho, seguindo horários regulares para as refeições e insistindo em uma alimentação nutritiva. Da mesma forma, evite oferecer recompensas, do contrário seu filho(a) vai sempre fazer chantagens. E não faça ameaças! Se ele(a) não comer nesta refeição, com certeza irá comer na próxima. Se em uma refeição principal não quiser comer nada, mais tarde não ofereça guloseimas por pena ou copo de leite em substituição da comida, mesmo que isto doa em nós e vá contra nossos mais profundos instintos de proteção. O leite é uma boa fonte de cálcio, mas em excesso causa anemia em crianças. Seja firme!

Agora, de nada adianta estabelecer as regras se a mamãe e o papai não derem o exemplo. Se você não come frutas e verduras, não terá como estimular e esperar que a criança coma também. Os bons hábitos devem ser praticados por toda a família.

Mesmo com todas essas recomendações, não exite em buscar auxílio profissional caso acredite que seu filho esteja abaixo ou acima da faixa de peso esperada para sua idade. As intervenções necessárias, quando realizadas ainda na infância, geram benefícios para uma vida toda.


DICAS RÁPIDAS:

- Mantenha a calma! Faça das refeições um prazer em família.

- Solte a criatividade! Evite a monotonia alimentar, vale até pedir uma ajudinha da criança na hora de preparar a comidinha.

- Monte uma bela mesa! Isso também estimulará seu pequeno(a) a comer com prazer. Reuna toda a família, desligue a TV ou objetos eletrônicos. Hora de comer não é hora de brincadeiras.  


Food face

Um recurso interessante para estimular a alimentação das crianças são pratinhos food face. Feitos para meninos e meninas, permitem a montagem de diferentes rostinhos com a comida, a partir da base pré-desenhada. Uma graça!











Alguns links onde estão disponíveis para venda:
       http://www.queroqueropresentes.com.br (digite em “pesquisar” a palavra “food face”)



Forminhas de alumínios:

As refeições podem ficar muito divertidas e fofas com moldes diversos. 














Forminhas de brinquedo também podem ser utilizadas!




Ovo na forminha de massinha...

Vira um lindo "coelhovo"!


"Carrinhovos"!



Frigideiras divertidas. Essa eu tenho!



Segue uma receitinha de panqueca colorida, as crianças adoram!




PANQUECA COLORIDA

Ingredientes para a massa
       250ml de leite integral
       100g de farinha de trigo
       10g de açúcar refinado
       40g de manteiga derretida
       1 ovo
       Sal a gosto

Ingredientes para a cor da panqueca

       1 beterraba cortada em cubos médios (pequena) – Cor rosa
ou
       2 xícaras (chá)  de espinafre cozido – Cor verde
ou
       1 cenoura cortada em cubos médios – Cor laranja

Pode também utilizar corante de bolo (anilina) em diversas cores (rosa, vermelho, azul, verde, etc) encontradas em lojas de embalagens ou confeitarias.


Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador, escolha as cores e adicione à massa (vegetais ou corante). Acrescente por último a manteiga derretida e bata mais um pouquinho. Despeje as porções em frigideira anti-aderente (tente não fazê-las muito grossas) em fogo médio. 


*Opções de recheios:

-    Carne moída colorida: carne moída (patinho, acém, alcatra), cenoura ralada ou em cubinhos e queijo mussarela.
-    Frango colorido: frango desfiado (sobrecoxa sem pele, peito), tomate, milho, cenoura e queijo mussarela.
-    Primavera: legumes variados: espinafre, brócolis, abobrinha, cenoura, tomate, milho e queijo mussarela.
-    Ricota: com legumes ou cheiro verde.




Envolva as crianças no preparo. A expectativa da panqueca colorida vai abrir o apetite da garotada!

Lindas e deliciosas.



Por hoje é só. Espero que tenham gostado!

Até breve e beijinhos da nutri.









* Carolina S. Battilani do Nascimento é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Funcional. Atende na CLINILIVE em Campo Mourão. Contato: (44)3017-5517 . 
E-mail: carolbattilani_nutri@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário