sexta-feira, 28 de junho de 2013

DICAS DA NUTRI - Lanchinho das crianças: pra ficar fortinho e crescer!



"Meu lanchinho, meu lanchinho, vou comer, vou comer, pra ficar fortinho, pra ficar fortinho e, crescer e crescer!".

Fala a verdade, você já cantou muito essa musiquinha na infância, com direito a coreografia de muquinho forte e tudo mais, né? Definitivamente, um clássico da hora do lanche na escola! 




Esse ano, com a saída do berçário e a mudança de escolinha, o lanchinho da Maria Julia deixou de ser oferecido pela escola. Frente a essa nova realidade, a primeira opção que fizemos foi contratar o serviço de uma profissional que entrega o lanche (cardápio preparado por nutricionista) na salinha de aula todos os dias.

Embora eu goste muito do cardápio, tempos atrás resolvi cancelar temporariamente o serviço, já que a fofinha precisou perder alguns dias de aula por estarmos dodói (ela e eu) e depois viajando. Logo que ela retornou, resolvi praticar minhas inabilidades habilidades domésticas e preparar eu mesma o lancheeenho por um tempo. 

E não é que eu gostei da brincadeira? (mas acho já deu, precisamos otimizar o tempo para evitar os atrasos na escola e trabalho, então, é provável que no próximo semestre voltaremos para o esquema antigo)

Adorei praticar lanchinhos em forma de coração, fazer bolinho, cortar frutinha em quadradinhos, preparar suquinho natural... um carinho a mais, tão fofo! Mas não é fácil não, haja criatividade para fazer a combinação lanche-suco-fruta todos os dias, sem escorregar para as opções menos saudáveis como bolos e sucos industrializados, entre outros.

 Em decorrência dessa minha experiência maternística-alimentícia, pedi para nossa personal nutri dedicar um post especial sobre esse assunto. Aproveitem!

***

 Lanchinho das Crianças: pra ficar fortinho e crescer!
 
* por Carolina S. Battilani Nascimento
Nutricionista CRN 8/6536

Muitas mãezinhas se deparam com dúvidas na hora de montar o lanchinho do seu filho(a) para escola ou mesmo o lanchinho da tarde em casa. Existem muitas opções disponíveis, mas devemos ficar atentos para não encher as crianças de açúcares, gorduras e sódio. Lembre-se que, em excesso, mesmo para a criançada, a gordura, o sódio e o açúcar são prejudiciais à saúde, podem causar obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes quando adultos.

Para auxiliar as mamães, segue algumas dicas de alimentos que podem compor a merendinha da criançada: 





Na lista podemos incluir também cookies integrais, pão de queijo, biscoito de coco, bisnaguinha com queijo, bisnaguinha com peito de peru, saladinha de frutas, pão com patê de ricota, pãozinho integral com queijo e cenoura raladinha, cenoura baby, tomatinhos cereja, etc.




Na lista de não indicados entram também os bolinhos industrializados, com coberturas e recheios, e batatas fritas de pacote.

Mais Dicas da Nutri:

- Sugestão de frutas: morango, uva, melão, banana, maçã ou pêra. Se retirar a casca, coloque gotinhas de limão, isso evita que a frutinha fique escura (mas evite tirar, pois contém muitas vitaminas e fibras).
- Evite a monotonia na opções de lanches;
- Escolha alimentos coloridos para atrair a atenção;
- Achocolatados de caixinha (contêm açúcar e gordura): negociar com seu filho a inclusão apenas uma vez por semana;
- Dar preferência a sucos de polpa ou natural, evitar de caixinha, pois contêm muito açúcar;
- Monte o lanchinho em porções pequenas, já que devem ser fracionados e leves. Evite colocar o pacote de biscoito na lancheira ou mochila.
- Você pode negociar um dia da semana para a criança escolher o que prefere levar de lanche (de preferência na quarta-feira). Também pode propor rodízio, numa quarta-feira, por exemplo, leva o lanche de casa, na próxima compra na cantina da escola. Não esqueça de orientar a escolha, como dar preferência aos salgados assados ao invés dos fritos. Mas cuidado para não se tornar uma rotina alimentar, já que os lanchinhos feitos em casa são mais saudáveis para a criança e para o bolso dos pais.
- Nunca é tarde para estimular a criança nas melhores escolhas! Se seu filho(a) está acostumado(a) a comer porcarias, comece com calma e explique o porquê das boas escolhas. Monte a merendinha junto com ele(a). Tenha paciência!

Exemplo de lanche para uma semana  
(cardápio e quantidade podem variar conforme faixa etária, presença de alergias, baixo peso ou obesidade)

Segunda-feira
Suco de frutas natural ou polpa
Bisnaguinha com requeijão

Terça-feira
Leite fermentado
Biscoitos de aveia com gotinhas de cacau
Fruta 

Quarta-feira
Água de coco
Fatia de bolo simples (coco, fubá, cenoura, etc)
fruta

Quinta-feira
Suco de frutas natural ou polpa
Bolachas sem recheio (maisena)
Fatias finas de queijo

Sexta-feira
Iogurte
Bisnaguinha com peito de peru
Salada de frutas  

Obs.: os lanches devem ser acondicionados em recipientes verdadeiramente térmicos.
Dica: Convença a escola do seu filho a ter espaços refrigerados (geladeiras) para acondicionarem os lanches trazidos de casa até o momento do intervalo para o recreio.

Vamos cuidar com carinho do lanchinho das nossas crianças? Até a próxima, mamães!








* Carolina S. Battilani do Nascimento é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Funcional. Atende na CLINILIVE em Campo Mourão. Contato: (44)3017-5517
E-mail: carolbattilani_nutri@hotmail.com     

Nenhum comentário:

Postar um comentário