segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Desfralde: here we go!








Pouco antes da Maria Julia fazer dois anos me perguntaram: "já tirou as fraldas?" Respondi que não, que percebia alguns sinais, mas que sentia que não era a hora. Então, tive que escutar que a fulana desfraldou com 1 ano e meio, a outra com 1 ano e 8 meses, e mais um monte de blá, blá, blá,... e o peso das exigências sociais caiu como uma rocha sobre as minhas costas. Por que a sociedade teima em padronizar a existência humana? Em desconsiderar que cada ser é único, sujeito absoluto de sua história? Me irrito profundamente com as comparações, especialmente as familiares! O pior de tudo isso, é verificar que muitas mães atendem aos apelos externos e forçam suas crianças a desfraldarem de forma inconsequente, causando mais prejuízos de ordem psicológica e orgânica, do que manter a criança usando fraldas por mais um período.

Embora muitos estudos apontem maturidade biológica para o controle dos esfíncteres próximo aos 2 anos de idade, ocorre que NEM TODA CRIANÇA terá o mesmo grau de maturação biológica e/ou psicológica nessa idade, o que implica que algumas crianças podem estar prontas para iniciarem o processo e outras ainda não, simples assim. É comum ainda, encontrarmos estudos que defendem o desfralde por volta dos 3 anos!

Na minha experiência materna, dois fatores operaram na manutenção da fralda até então, o fato de não haver uma comunicação mais expressiva da parte dela e um bom tanto de preguicinha da minha parte. Sim, as fraldas trazem um certo comodismo para os pais, e o treino ao toalete exige paciência, perseverança, carinho e amor, muito amor...

Bom, mas falemos da nossa vivência, não que ela deva ser tomada como exemplo, mas é o que conseguimos realizar, tendo em vista os acontecimentos recentes: estamos vivendo o desfralde da fofinha!

O que me fez sair da zona de conforto?
-Ela vinha retirando as próprias fraldas vez ou outra, mas de uma semana para cá, simplesmente não aceita mais que coloque fralda durante o dia (até experimentei outras marcas). Sim, sim, sim, não consigo que ela permaneça de fralda, e quando deixa eu colocar, viro as costas e ela tira. (estranhamente aceita quando vamos passear). Tenho colocado para dormir e a primeira coisa que faz quando acorda é tirar a fralda... sendo assim, acho que ela se desfraldou sozinha! Eu até esperaria um pouco mais, mas contra esse fato - tirar a própria fralda - não há argumento. Ou aprende a usar o banheiro, ou vai andar "mijada" e "cagada" por aí... (retomemos mentalmente as exigências sociais! hehehe)

Outros fatores determinantes:
- Calor, muito calor;
- Comprei dúzias de calcinhas lindinha e fofinhas, incluindo duas de treinamento (que particularmente achei que não cumprem muito bem a função, ou eu não sei usar...); e o principal:
- Estou de férias, então terei tempo para limpar todo o xixi/cocô necessários hehehe (ou mesmo espalhar jornal pela casa)...brincadeiras à parte, acredito que a disponibilidade integral dos pai no treino ao toalete é fundamental, esse é um momento importante, onde a criança precisa estar cercada de carinho, apoio e compreensão de suas limitações, da mesma forma que incentivo e comemoração por seus êxitos! 


SINAIS
Se esta se perguntando quais foram os sinais (mencionados lá em cima) que me encorajaram, tchananmmmmm:

- Nomeia e sabe a diferença entre xixi e cocô;
- Sempre teve afinidade com o vaso sanitário, nunca mostrou medo ou receio do barulho da descarga, sempre se aproxima quando usamos o banheiro. Até já se aventurou no dito cujo, como poderá conferir AQUI!; (motivo que me vez pular o penico e partir diretamente para o vaso sanitário, mas podemos retroceder a qualquer momento...)
- Há algum tempo temos um redutor de vaso sanitário, onde já a colocava para fazer xixi antes do banho; Algumas vezes fazia, outras fingia, pegava um pedaço de papel fazia o movimento de limpar (cena mega plus power cute do mundo);
- Ela ainda não avisa que deseja fazer xixi ou cocô (raríssimo), mas algumas vezes contava quando fazia;(esse é o ponto que me seguraria um pouco mais)

COMO FAZEMOS:
Procuro conversar com ela, digo que se ela não gosta mais da fraldinha, mamãe vai deixá-la sem (até pego a mãozinha dela e passo sobre a região das fraldas para que ela perceba que não tem nada), mas deve pedir para mamãe ou ir até o banheiro para fazer no vaso. Ela NÃO pede, fato. Então, a cada 40 minutos aproximadamente a pego e levo até o banheiro para fazer xixi (vantagem das férias). Na grande grandiosíssima maioria das vezes faz. Elogio, deixo ela se limpar, digo que é um xixi de mocinha (isso não significa que a puna quando faz na calcinha, pelo contrário, conversamos carinhosamente e combinamos que no próximo ela tentará avisar a mamãe antes. Ganha carinho e beijinho do mesmo jeito!). 

Enfim, saldo até o momento:
- Uma semana "sem" fralda durante o dia (apenas para passeios e soninho)
- Fralda durante todas as noites. Aguardaremos a efetivação do processo diurno, além da observação da qualidade da fralda quando acorda de manhã, que ainda é bem molhada.
- Alguns/muitos xixis e quatro cocôs vazados (2 só no dia de hoje! Sentindo que esse cocozinho vai dar trabalho...); 1 cocô no vazo; Demais cocôs no momento em que estava de fralda (logo após acordar - aqui não temos muita previsibilidade de horários de cocô, meu termômetro é a expressão facial ou mesmo o aviso de que acabou de fazer. Certamente essa irregularidade dificulta o processo).

O maior avanço que percebemos nesse período foi que agora ela avisa todas as vezes que fez xixi ou cocô (um pequeno descompasso de timing, digamos, hehehe). Próximo passo: realizarmos um primeiro passeio sem fraldinha! (tô ensaiando)

E assim, vamos caminhando e cantando e seguindo a canção, no tempo e ritmo dela,... se tiver alguma contribuição, palpite ou sugestão, ou mesmo quiser contar sua experiência de desfralde, manda bala aí nos comentários que será muitoooo bem vindo! 

2 comentários:

  1. Que graça! Tá ficando mocinha mesmo :-)
    Mas acredito no sucesso de vcs!!!
    Queria muito tirar do Isac (1a e 5 m), agora nas minhas férias tb. Mas já percebi que ele não está preparado :/
    Apresenta resistencia de sentar no vaso e não fala xixi, diz cocô pros dois.
    Vamos esperar mais uns meses então...
    O horário do cocô é sempre ao acordar de manhã, então vou trabalhar aos poucos esta resistencia dele e vou fazendo tentativas matinais...
    Algum conselho???
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lê! Estamos confiantes, mas é um processo difícil mesmo. Já que pediu conselho, acho que está certa em aguardar, ele é novinho e parece não estar preparado, como você disse. Como ele tem resistência vaso, talvez um peniquinho legal o ajude a ter uma referência inicial e vocês, assim como ele e o papai, poderão usar o banheiro juntos algumas vezes, até para que ele possa visualizar vocês utilizando o vaso sanitário. Se vc forçar o processo certamente vai acontecer, ele vai aprender, já que se trata de um treino, mas é bem possível que traga impactos psicológicos e orgânicos no futuro. Você, que é uma profissional da educação/infância, certamente já deve ter visto na escolinha crianças com dificuldades decorrentes de um treino ao toalete mal elaborado, Boa sorte para nós!!! bjossss

    ResponderExcluir